skip to content
 

Iniciação Científica


Programas de IC


Editais Vigentes


Sistemas de submissão e avaliação


Formulários, normas e regulamentos


Requerimentos e solicitações


Calendário da Pesquisa

 

Programas de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação administra os seguintes programas de iniciação científica:

PROMIN/FG

O PROMIN é um programa administrado pela UFOP e financiado pela Fundação Gorceix (FG). Este Programa visa introduzir alunos de graduação em Engenharia de Minas potencialmente mais promissores no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico, contribuindo de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Atualmente são ofertadas cinco(5) bolsas.

PROMET/FG

O PROMET é um programa administrado pela UFOP e financiado pela Fundação Gorceix (FG). Este Programa visa introduzir alunos de graduação em Engenharia Metalúrgica potencialmente mais promissores no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico, contribuindo de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Atualmente são ofertadas cinco (5) bolsas.

PROBIC/FAPEMIG O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da FAPEMIG (PROBIC/FAPEMIG) tem como objetivo contribuir para o estímulo e inserção de estudantes do ensino superior em atividades de pesquisa. Atualmente a UFOP tem uma quota de 100 bolsas.
PIVIC/UFOP O Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica, PIVIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, sendo administrado pela UFOP. Tem como principais metas contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
PIP/UFOP

O Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, sendo administrado e financiado pela UFOP. Tem como principais metas contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Atualmente a UFOP disponilbiliza 165 bolsas.

PIBITI/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem como objetivos gerais: 1) contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; 2) contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e 3) contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País. 

PIBIC/CNPq - Ações Afirmativas O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq - Ações Afirmativas (PIBIC-Af/CNPq) tem como objetivo ampliar a oportunidade de formação técnico-científica de estudantes de graduação do ensino superior cuja inserção na comunidade acadêmica se deu por uma ação afirmativa no vestibular. Visa aumentar a participação de grupos sociais em espaço tradicionalmente por eles não ocupados, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja por resultado de um processo histórico a ser corrigido. 
PIBIC/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Tem como objetivo gerais contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

PIBIC-EM/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC-EM/CNPq) é destinado aos estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública. Ele tem a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e de incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológicos.

BIC-JÚNIOR/FAPEMIG O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEMIG tem como objetivo despertar em estudantes do ensino fundamental, médio e de educação profissional da Rede Pública, a vocação científica para a pesquisa,concedendo bolsas para participarem de projetos/atividades de pesquisa ou de extensão científica, tecnológica ou de inovação, orientados por pesquisador qualificado.

 


 

Editais de IC Vigentes

EDITAIS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

PROBIC/FAPEMIG/UFOP-2017-18 - Inscrições abertas
PIVIC-1S/UFOP-2017-18 - Inscrições abertas
BIC-JR/FAPEMIG/UFOP-2017-18 - Inscrições abertas
PROMIN/FG/2018 - Inscrições abertas

EDITAIS EM EXECUÇÃO

PIBIC / PIBIC-AF / CNPq / UFOP - 2016-17 - Em execução
PIBITI / CNPq / UFOP - 2016-17 - Em execução
PIP-2S / UFOP - 2016-17 - Em execução
PIVIC-2S / UFOP - 2016-17 - Em execução
PROMET / FG / UFOP - 2016-17 - Em execução
PROMIN/FG/UFOP - 2016 - Em execução
Bic-Jr/FAPEMIG/UFOP - 2016-17 - Em execução
PIVIC-1S/UFOP - 2016-17 - Em execução
PROBIC/FAPEMIG/UFOP - 2016-17- Em execução
 

 

Sistema de Submissão e Avaliação de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução implantou o Sistema de Submissão de Projetos de Iniciação Científica, disponível no Minha UFOP, para o cadastramento de projetos.

Leia atentamente as instruções contidas no Roteiro de Submissão e nos Editais PROPP, disponíveis abaixo.

Caso permaneça alguma dúvida, entre em contato pelo telefone 3559-1368.

 


 

Formulários, Normas e Regulamentos de Iniciação Científica

A principais normas que regem os programas de IC na UFOP é a seguinte:

Seguem os principais formulários e modelos de documento utilizados na Iniciação Científica

 


 

Requerimentos e Solicitações

 

 

Início