skip to content

Informes sobre funcionamento e procedimentos decorrentes do Covid-19 para a Iniciação Científica

Português, Brasil

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) informa sobre funcionamento e procedimentos decorrentes do Covid-19 para a Iniciação Científica- Projetos PIBIC, PIBITI, PIP e PIVIC Editais 2019-2 e 2020-1

Considerando a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de estado de pandemia do Coronavírus e a RESOLUÇÃO CUNI Nº 2.337, que aprova a adoção do conjunto de ações e recomendações de prevenção da disseminação do Coronavírus no âmbito da comunidade da UFOP, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) informa sobre funcionamento e procedimentos para a Iniciação Científica:

1- A PROPP não pretende, neste momento, interromper os projetos de Iniciação Científica (IC) em andamentos, tampouco o pagamento dos bolsistas. Recomendamos que as reuniões presenciais entre alunos e orientadores devam ser suspensas, e sugere-se que meios alternativos como teleconferência ou videoconferência sejam adotados.

2- Atividades práticas (experimentos, entrevistas, coleta de dados, entre outras) relacionadas aos projetos de pesquisa deverão ser canceladas imediatamente e substituídas por outras atividades, como revisão bibliográfica, tratamento dos dados, etc. Só serão permitidas as atividades essenciais, como, por exemplo, as que envolvam prejuízos imediatos e irreversíveis ao projeto. Lembrando que não serão permitidas aglomerações de pessoas em uma única sala e que devem ser feitas higienização pessoal e do ambiente seguindo os procedimentos sanitários recomendados;

3- A PROPP orienta que seja atestada a frequência integral dos bolsistas de iniciação científica (IC) pelos departamentos, para que não cause interrupções no pagamento das bolsas nesse período.

4- A PROPP informa que os prazos de envio de relatórios dos projetos de iniciação científica previstos nos Editais (EDITAL 17/2019 – PROGRAMA PIBIC-CPRM/CNPq/UFOP-2019-20, EDITAL 03/2019 – PROGRAMA PIBIC/ PIBIC-AF /CNPq/UFOP-2019-20, EDITAL 04/2019 – PROGRAMA PIBITI/CNPq-1S/UFOP-2019-20, EDITAL 05/2019 - Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior ICJ/CNPq/UFOP, EDITAL 26/2019 - PIVIC-1S/UFOP, EDITAL 27/2019 - PIP-1S/UFOP) e a data da realização do Seminário de Iniciação Científica (SEIC) 2020 serão mantidos.

5- Estarão mantidas as atividades não presenciais dos comitês de pesquisa da PROPP, e as reuniões desses comitês deverão ocorrer, quando necessárias, por videoconferência.

Informamos que os atendimentos presenciais do setor de pesquisa e iniciação científica estão suspensos. Caso haja necessidade de contato, este deve ser feito via e-mail: pesquisa.propp@ufop.edu.br

Novas informações e orientações serão dadas ao longo da semana e devem ser acompanhadas exclusivamente pela página da PROPP (https://www.propp.ufop.br/).

Twitter icon
Facebook icon
Google icon