Pesquisa realizada por mestranda da UFOP avalia a associação do consumo de Vegetais e hipertensão arterial nos egressos de 5 Universidades Federais de Minas Gerais

Dentre as defesas de mestrado realizadas no mês de dezembro de 2019, destacamos o trabalho  de Hillary Nascimento Coletro,  aluna do Programa de Pós Graduação  em Saúde e nutrição. O trabalho intitulado “COORTE DE UNIVERSIDADES MINEIRAS (CUME): Associação do consumo de polifenóis da dieta e hipertensão arterial nos alunos egressos das Universidades Federais de Minas Gerais” a pesquisa foi financiada pela Fundação  CAPES. Em conversa com Hillary, ouvimos que doenças cardiovasculares foram as principais causas de óbito no mundo no período de 2000 a 2012, segundo dados da Organização   Mundial da Saúde. Hipertensão   arterial é uma condição clínica multifatorial,  caracterizada por elevação sustentada dos níveis de  pressão arterial, que afeta mais de 40% dos adultos no mundo e é o principal fator de risco global por morte  ou invalidez. Estudos epidemiológicos mostraram associações entre consumo de polifenóis (classe de compostos bioativos encontrados em vegetais), e redução de risco de doenças crônicas entre elas as doenças cardiovasculares.

Os polifenóis estão presentes em plantas e atuam como fator de proteção em processos inflamatórios e disfunção endotelial implicados no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

De acordo com Hillary, o objetivo do trabalho é avaliar a associação do consumo de polifenóis da dieta e hipertensão arterial nos egressos das Universidades Federais de Minas Gerais, participantes do projeto CUME (Coorte de Universidades Mineiras). O estudo foi realizado com alunos de 5 universidades públicas de Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e tem por objetivo avaliar impacto do padrão alimentar brasileiro e da transição nutricional sobre as doenças e agravos não transmissíveis. Para a avaliação do consumo de polifenóis. Análises descritivas de caracterização da amostra contendo informações sociodemográficas, antropométricas, e consumo de outros nutrientes que possam influenciar no desfecho hipertensão e associações entre o consumo de polifenóis e a incidência e prevalência de hipertensão compõem o arcabouço metodológico da pesquisa. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Julia Carraro, Universidade Federal de Ouro Preto e teve como Co orientadora a Dra. Raquel Mendonça, Universidade Federal de Ouro Preto.