Professor da UFOP recebe Prêmio "Pesquisador em Catálise" 2019

O Professor ADILSON CANDIDO DA SILVA obteve o título de Doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2013 (com período sanduíche na Universidade Nacional de San Luis) e, pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, também em 2013. No ano seguinte, foi contratado como professor de Química Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de química ambiental, desenvolvimento e caracterização catalisadores heterogêneos, tratamento de rejeitos industriais e inovação tecnológica. Atualmente tem focado esforços no desenvolvimento de fotocatalisadores a base de d-FeOOH para produção de hidrogênio a partir da fotocatálise da água e catalisadores para conversão de moléculas oriundas de biomassa. Desde 2009, já publicou 38 artigos em diversas revistas nacionais e internacionais e depositou 4 patentes.

Seu histórico científico inicia-se com a graduação na Universidade Federal de Lavras, onde graduou-se em Química em 2008 e obteve o título de Mestre em Agroquímica em 2009. Foi contemplado, em 2009, com o Prêmio Petrobras de Tecnologia (Categoria: Tecnologia de Energia) e obteve o segundo lugar no Prêmio Tese em Catálise da SBCAT. Neste período, estudou catalisadores baseados em hematita modificados com nióbio em reações de oxidação. Seu mestrado, concluído em apenas um ano, resultou em dois artigos publicados, em 2009, na Applied Catalysis A- General e um artigo na revista Química Nova.

Em seu doutorado na UFMG, sob a orientação do Prof. José Domingos Fabris; coorientação do Prof. Luiz Carlos A. Oliveira e coorientação do Prof. Karim Sapag (sanduiche na Universidad Nacional de San Luis, Argentina), estudou fotocatalisadores heterogêneos magnéticos baseados em óxidos de ferro para produção de hidrogênio via fotólise da água ou para fotoxidação de compostos orgânicos. Os resultados mostraram que a fase FeOOH modificada com Ni ou Nb é ativa na fragmentação da água. Esses resultados levaram a publicações em revistas de alto impacto: Journal of Materials Chemistry; Catalysis Communications; Royal Society of Chemistry Advances e, Applied Catalysis. B, Environmental.

Em sua carreira na Universidade Federal de Ouro Preto, o Prof. Adilson concluiu a orientação de 4 dissertações de mestrado. Atualmente orienta 2 mestrandos e 2 doutorandos, em especial na transformação catalítica da biomassa e processos fotocatalíticos. Suas recentes publicações testemunham a qualidade de sua pesquisa e a preocupação em responder a problemas ambientais onde a Catálise tem papel fundamental na busca de soluções. Neste contexto, é com reconhecimento e mérito que o Prof. Adilson Candido da Silva recebe o prêmio “Pesquisador em Catálise 2019” pela Sociedade Brasileira de Catálise – SBCAT.

Para mais informações, clique AQUI.