Encontro de Saberes da UFOP - Realização de 20/11/23 a 24/11/23

Undefined

Encontro de Saberes 2023 - Universidade Federal de Ouro Preto
20 de novembro a 24 de novembro de 2023

Em sua 15ª edição, o Encontro de Saberes - 2023 da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) volta ao formato presencial, com atividades no Centro de Artes e Convenções, em Ouro Preto.

O objetivo do Encontro é integrar as atividades realizadas na Instituição por meio de mostras das áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

O Encontro de Saberes é aberto a toda a comunidade.

PALESTRA DE ABERTURA

A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Clélio Campolina Diniz, às 9h do dia 20 de novembro, com o tema "Brasil face à corrida científica e tecnológica mundial: desafios e oportunidades".

TEMA - O tema desta edição é "Revoluções tecnológicas e as mudanças sociais". Dos hieróglifos aos textos e imagens criados por inteligência artificial, ou da descoberta das bactérias e vírus à corrida para a criação de um imunizante contra a covid-19, a humanidade evolui constantemente devido ao trabalho de pesquisadores que dedicam a vida ao avanço tecnológico. Porém, há momentos em que é necessário parar e refletir sobre os impactos trazidos por essas mudanças.

A ciência que não é a tecnologia artificial, gerada por si mesma. E sim a replicação de modelagens verificadas na natureza, de formas explicitadas pela arte, de condutas suscitadas nas culturas de cada local e de uma infinidade de possibilidades de investigação. Conhecimento que nasce do desejo e que se replica em outras vertentes, similares ou díspares, na transformação constante da sociedade, no Encontro dos Saberes.

MOSTRAS E SUB-EVENTOS

Inseridas no Encontro de Saberes, serão apresentadas as seguintes mostras e sub-eventos:

XXXI Seminário de Iniciação Científica
VIII Mostra Anual da Pós-Graduação IV Mostra de Inovação e Tecnologia
XXIV Seminário de Extensão e Cultura XVI Mostra Pró-Ativa
SEINTER - IX Seminário de Internacionalização Mostra Muldi
VI Mostra PIDIC-PRACE Mostra PET- Programa de Educação Tutorial
Residência Pedagógica

Serão premiados os melhores trabalhos de iniciação científica e da Mostra da Pós-Graduação.

MINICURSOS

Serão 29 minicursos ofertados por pessoas da comunidade acadêmica da Universidade. Convidamos todos os alunos e bolsistas dos programas de pós-graduação da UFOP a se inscreverem e participarem dos eventos.

​​​​INFORMAÇÔES

Para detalhes sobre inscrição, calendário, requisitos, relacionados ao evento, acesse o website do Encontro de Saberes: