skip to content
 

Financiamento Externo

Sistema Financiar CT-INFRA Pró-equipamentos

 

Sistema Financiar: Matenha-se Informado sobre Editais de Financiamento de Pesquisa

O Sistema Financiar é um sistema de busca via web que disponibiliza para pesquisadores, professores, gestores e empresários, informações sobre fontes financiadoras para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Tem como objetivo aproximar os seus usuários destas fontes de recursos para seus projetos, gerando economia de tempo e conhecimento de novas oportunidades.

COMO ACESSAR? O acesso ao Sistema se dá por meio de assinaturas. Para o cadastro dos docentes da UFOP é necessário enviar a solicitação para arlemdaniel@propp.ufop.br informando o nome completo e endereço eletrônico. Mais informações sobre assinaturas podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP, no telefone (31) 3559-1367.

O Sistema FINANCIAR é pioneiro em âmbito nacional por disponibilizar fontes nacionais e internacionais de financiamento, em todas as áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; Linguística; Letras e Artes; Gestão; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente. As fontes trazem informações que contemplam instituições públicas, empresas privadas, e organismos não governamentais em projetos científicos e tecnológicos, de cunhos sociais e ambientais. O pioneirismo também é evidenciado pela interatividade do Sistema com seus usuários. Ao definirem seu perfil de atuação, os usuários passam a receber, de forma seletiva e automática, as informações de suas áreas de interesse sempre que novas oportunidades de financiamento são registradas na base de informação do Sistema. As informações são revisadas periodicamente.


 

CT-INFRA:

O CT-Infra foi criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, por exemplo, entre outras ações.

A Lei nº 10.197 estabelece que na utilização dos recursos do Fundo de Infra-Estrutura seja observada a desnecessidade de vinculação entre os projetos financiados e o setor de origem dos recursos. Esse fato dá ampla liberdade para a organização do plano de atuação do CT-INFRA, no sentido de buscar uma estratégia que atenda às necessidades de implantação, recuperação e modernização da infra-estrutura de pesquisa das instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do País como um todo, mas que seja balizada pela identificação de focos estratégicos em C&T para aplicação dos recursos, permitindo ainda apoiar projetos prioritários em setores importantes da economia nacional não cobertos pelos fundos existentes.

Recursos do CT-Infra têm desempenhado um importante papel para o fomento e consodidação da pesquisa na UFOP. Para participar do CT-Infra, o pesquisador e seu grupo devem atender aos critérios do Edital do CT-Infra e da PROPP. Se você tem interesse em participar dos editais, atente-se para as chamadas, que refletem o seguinte trâmite:

 

Editais Passados do CT-Infra:

 

Legislação Aplicável

Decreto Nº 3.807, de 26 de Abril de 2001

Lei n° 10.197, de 14 de fevereiro de 2001, que acresce dispositivos ao Decreto-Lei n° 719, de 31 de julho de 1969

Lei nº 10.197, de 14 de fevereiro de 2001

Instrução Normativa CDFNDCT /MCT nº 1, de 25/06/2010 (IN CDFNDCT 01/10)


 

PRÓ EQUIPAMENTOS:

O Pró-equipamentos é um programa da Capes que objetiva apoiar propostas que visem atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas Instituições Públicas de Ensino Superior. De acordo com a Capes, são itens financiáveisequipamentos destinados ao uso compartilhado na estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação, sendo que os equipamentos solicitados deverão estar intimamente ligados aos objetivos e às linhas de pesquisa dos programas de Pós-Graduação da instituição”.

Serão priorizados investimentos em equipamentos de uso compartilhado no desenvolvimento de pesquisas na instituição proponente e em instituições parceiras.

A relação dos equipamentos adquiridos pela Universidade Federal de Ouro Preto pelos Editais CAPES Pró-Equipamentos encontra-se disponibilizada nos arquivos abaixo, por ano: